Filatelia 2

COMO COLECIONAR

FILATELIA

  1. Introdução (Nesta página)
  2. Histórico
  3. Como colecionar
  4. Terminologia
  5. Formas de expor
  6. Estimativa de dispêndios
  7. Recomendações finais

Introdução

Comelli costumava dizer: “Filatelia é uma ciência auxiliar da história. Ela ajuda a criar a consciência da cidadania nas crianças e nos adolescentes, através dos aspectos históricos / geográficos e do culto à tradição que encerra.” [1]

A Filatelia estuda as emissões de selos, quer sejam postais ou fiscais O Filatelista, portanto, antes de mero colecionador, é um estudioso dos diversos aspectos da Filatelia.
Selos Postais são aqueles que têm por finalidade servir como recibo do pagamento dos serviços oferecidos pelos Correios.

Selo novo
Selo usado como recibo para porte de uma carta.


Selos Fiscais são aqueles que têm por finalidade servir como recibo do pagamento dos impostos devidos aos Municípios, Estados ou Governo Federal. (imagem de selo fiscal) (documento com selo fiscal moderno)
Para o adequado estudo destas emissões, a Filatelia estuda também os carimbos, marcas postais, papéis etc., utilizados na criação, produção ou utilização dos selos.

Bibliografia

[1] Comelli, Paulo Rodolpho. Em: http://www.fefibra.org.br/textos.asp?id=201#:~:text=Comelli%20costumava%20dizer%3A%20’A%20Filatelia,culto%20%C3%A0%20tradi%C3%A7%C3%A3o%20que%20encerra. Acessado em 04/07/2020

Voltar ao topo