Filatelia 6

COMO COLECIONAR

FILATELIA

  1. Introdução
  2. Histórico
  3. Como colecionar
  4. Terminologia
  5. Formas de expor (Nesta página)
  6. Estimativa de dispêndios
  7. Recomendações finais


Formas de expor
 

Nada mais gratificante do que poder mostrar a coleção aos parentes e amigos. Mas para isso é importante que a coleção esteja bem organizada.
Na fase inicial, ou seja, na fase de “juntação”, os pobres selos ficam guardados em caixinhas ou envelopes.
Logo vem a necessidade de adquirir um classificador, que ajudará a conservar e a visualizar os selos. Dessa forma fica muito mais fácil expor a coleção nas reuniões do clube, em casa, etc.
Ao guardarmos os selos organizados por séries, por países ou por temas, começa a segunda fase, a fase do “colecionador iniciante”.
Os selos possuem características, curiosidades e vários aspectos que merecem estudos. Ao dedicar-se não apenas à aquisição, mas também ao estudo, inicia-se a terceira fase, a fase do “colecionador avançado”.
Com o avanço dos estudos surge a necessidade de transmitir estes conhecimentos aos demais. Para isso existem as exposições filatélicas: eventos nos quais muitos colecionadores exibem não apenas seus selos, mas também seus estudos filatélicos. Ao iniciar sua participação em exposições o colecionador entra na fase mais avançada, a fase do “expositor”.
Nas exposições, o colecionador tem a oportunidade de aprender muito: vendo, trocando idéias com outros colecionadores ou mesmo com os juízes. Cabe a estes juízes, segundo critérios internacionais, atribuir pontos às coleções e consequentemente medalhas com respectivos diplomas. Cabe também aos juízes entregar uma folha de avaliação que ajudará o colecionador a direcionar seus estudos.
As coleções terão seus selos e estudos montados em folhas de papel, tamanho aproximado de 21x28cm, e protegidos em bolsas plásticas transparentes.
Expor é parte obrigatória do processo do colecionismo, mas tudo a seu tempo. Cada passo deve ser dado com calma, com paciência e com estudo.
Pode-se dizer que expor a coleção, seja montada nos classificadores ou nas folhas próprias para exposição, é ajudar a difundir o colecionismo. Muitos novos colecionadores surgem ao verem a beleza de uma coleção bem apresentada.

Voltar ao topo