Filatelia 5

COMO COLECIONAR

FILATELIA

  1. Introdução 
  2. Histórico
  3. Como colecionar
  4. Terminologia (Nesta página)
  5. Formas de expor
  6. Estimativa de dispêndios
  7. Recomendações finais

Terminologia
 

AMINCI: É o selo com papel esfolado em um ou diversos lugares, com diminuição da espessura do papel. Clique aqui para saber mais.

AEROGRAMA: Missiva circulada, por via aérea, com selos e carimbos especiais. Atualmente, pré-franqueado, ele compõe um envelope, vendido por várias administrações postais. Exemplo.

BLOCO COMEMORATIVO: É uma emissão oficial comemorativa, composta de um ou mais selos impressos em pequena folha, podendo ser usado no todo ou em parte. O selo pode ser picotado ou não. É o feuillet dos franceses e o souvenir sheet dos ingleses.

CABEÇAS-OPOSTAS: Quando na folha um selo é impresso invertido em relação ao que lhe fica logo abaixo ou ao lado, um par deles constitui o que chamamos cabeças opostas ou tête-bêche, segundo os franceses.

CARIMBO MUDO: Carimbos antigos, feitos geralmente de rolha, sem quaisquer dizeres, com desenhos específicos, destinados apenas a impedir a reutilização dos selos, sem finalidade de identificação postal.

ERRO: É a variação existente em um selo, capaz de diferenciá-lo dos demais, seja em decorrência da impressão, da perfuração, da composição, da chapa ou de outro motivo que lhe tenha dado origem.

FERRUGEM: Manchas que aparecem nos selos, com o tempo, produzidas por fungos. É possível eliminar a ferrugem através de lavagem química. A ferrugem é progressiva, podendo danificar irremediavelmente os selos.

FILIGRANA: Marca visível, existente na trama do papel, quando o selo é colocado contra a luz ou mediante o emprego da benzina, no filigranoscópio – recipiente, não muito profundo, de cor preta. Uma boa dica é usar uma lâmpada de Led na cor azul e instalar num pequeno abajur. Num quarto escuro acenda a luz e segurando o selo com uma pinça, coloque ele contra a luz.

Assim podemos identificar essa filigrana num selo do Brasil como sendo CASA MAIS ou Filigrana “O”. Com um pequeno espelho podemos rebater o texto da filigrana para a posição normal de leitura.



FOSFORESCENTE: Tipo de papel com substância luminescente, visível facilmente com a lâmpada de quartzo.

FRAGMENTO: Pedaço de envelope ou carta, contendo selo carimbado.

INTEIRO POSTAL: É um envelope carimbado, folha de cartas, cartão postal, cartão de carta, aerograma ou embalagem, com um carimbo ou inscrição impressa indicando que uma taxa específica de postagem ou serviço relacionado foi pré-paga Para saber mais, clique aqui.

LEGENDA: Inscrições que aparecem nos selos.

MARGEM: Espaço entre o desenho do selo e seu contorno.

MÁXIMO POSTAL: Peça filatélica formada por cartão, selo aposto ao cartão e carimbo, todos eles se referindo ao motivo do selo.

PERFINS: São perfurações nos selos, em forma de letras, números ou desenho. Clique aqui para saber mais ou aqui para entrar no clube.

PICOTE: Seqüência de furos ou dentes que delimitam um selo. Eles são obtidos por meio de máquinas especiais e se destinam a facilitar a separação dos selos. O número de furos em 20 mm da parte com picote determina o que chamamos de denteação. No caso deste exemplo o selo tem Dt 11

Medindo picotes com o Odontômetro


PRÉ-OBLITERADO: Selo já vendido com a obliteração, feita pelo Correio.

REINCISO: Selo onde aparecem sinais de dupla impressão, parcial ou total, em alguns pontos da gravura.

SOBRECARTA: Invólucro da carta, o mesmo que envelope.

TIRAGEM: Quantidade de selos que compõem uma emissão.

VARIEDADE: É a presença de variações verificadas em relação ao selo-tipo de uma emissão, decorrentes da impressão. Há variedades de cor, características do desenho, filigranas diferentes, etc. Algumas variedades são catalogadas.

Retornar